Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    AngoVagas
    • Início
    • Sobre
    • Publicar vaga
    AngoVagas
    Início » ZAP reintegra funcionários, mas deixa jornalistas e informação de fora
    Dicas Úteis

    ZAP reintegra funcionários, mas deixa jornalistas e informação de fora

    Fevereiro 21, 2022Updated:Fevereiro 21, 20223 Mins Read

    O processo de reintegração não abrange todos os ex-funcionários, uma vez que o canal também tinha espaços de informação, sem licença para o fazer. Por isso, o regresso será só com entretenimento.

    Dez dias depois de a ZAP despedir mais de 400 funcionários, a PGR comunicou que a gestäo das empresas ZAP Media S.A. e Finstar passaria para o Ministério das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), e que a mesma deve garantir a reintegração dos trabalhadores.

    De acordo com informação a que o Expansão teve acesso, são muitos os funcionários que se dirigiram às instalações da empresa no dia a seguir ao comunicado da PGR, porém outros foram contactados pela direcção da empresa. Mas nenhum dos jornalistas do departamento de actualidade (informação) foi chamado para este processo de reintegração. A emissão de notícias pesava muito para o canal, sendo mesmo considerado o principal motivo da sua suspensão, uma vez que a ZAP não tinha licença para fazer informação.

    Segundo apurou o Expansão, os trabalhadores foram contratados em regime de tempo determinado (trimestral), pelo que depois da suspensão do canal a empresa rescindiu o contrato com os funcionários. Os primeiros foram os prestadores de serviços e depois o pessoal da área de informação, de acordo com o contrato de cada funcionário. E por fim, fez-se então o despedimento massivo do pessoal de entretenimento, no dia 11 de Janeiro.

    Contudo, aqueles que já atingiram a efectividade foram enquadrados em outras áreas fora da televisão, passaram a fazer produção de conteúdos comerciais, pois o despedimento destas pessoas tinha um custo elevado para a empresa.

    Na terça-feira, 15, a ZAP informou os seus clientes e o público que foram observados todos os requisitos legais junto da Direcção Nacional de Informação e Comunicação Institucional (DNCI), permitindo assim estarem reunidas as condições para a retoma ainda este mês da emissão do Canal ZAP VIVA em Angola. Está, assim, a ser preparado o regresso da emissão do canal e, oportunamente, será comunicada a data oficial para a retoma da emissão.

    “A expectativa é que seja um processo não conclusivo”

    O secretário do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, Teixeira Cândido, contesta a decisão de deixar os profissionais da comunicação social de fora por entender que o fundamento da PGR para substituir o fiel depositário tem a ver com o facto de a ZAP estar a despedir trabalhadores e, se a promessa é que todos deveriam ser reintegrados, logo, não faz sentido uns serem reintegrados e outros não. E acrescenta: “a nossa expectativa é que seja um processo ainda não conclusivo”.

    Para o representante dos jornalistas, os comunicados, quer o da PGR quer o do Ministério não dizem ao certo o que está acontecer. “Pelo que, não temos uma informação concreta sobre a questão da ZAP. Contudo, vamos procurar saber junto da ZAP VIVA, assim como do Ministério, para entender o que se passa em concreto”, ressaltou.

    Segundo uma fonte do MINTTICS, a ZAP VIVA é um canal de televisão temático para entretenimento, logo no seu regresso só poderá emitir programas de entretimento. “O serviço público de informação onde temos notícia é um serviço dedicado por empresas de comunicação. Em Angola só temos a TPA e a Zimbo”, mencionou a fonte. O Expansão contactou a direcção ZAP, mas até ao fecho desta edição a empresa não respondeu às questões.

    Fonte: Expansão

    Siga a nossa pagina no Facebook e fique atualizado sobre as vagas de emprego clicando aqui AngoVagas.

    Siga-nos Siga-nos
    Share. Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp Copy Link

    Relacionados

    Como Preparar um CV Profissional para Candidaturas Internacionais [Guia Prático]

    Agosto 12, 2025

    INAGBE anuncia abertura de concurso para Bolsas de Estudo em Portugal (Licenciatura)

    Junho 27, 2025

    Modelo de Requerimento do Concurso Público da Assembleia Nacional

    Junho 26, 2025

    Formulário de Candidatura ao Concurso Público do Conselho Superior da Magistratura Judicial

    Junho 21, 2025
    Redes Sociais
    • Facebook
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Copyright © 2025. AngoVagas
    • Início
    • Sobre
    • Publicar vaga

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.