O projecto “Caminho Dourado” uma iniciativa da Associação para o Desenvolvimento Progressivo da Juventude de Angola (ADEJA), lançado na última sexta-feira, em Luanda, prevê criar cerca de 20 mil empregos indirectos e capacitar mais de 10.000 jovens em várias províncias do país.
O projecto visa promover o empreendedorismo e a empregabilidade entre os jovens, prevendo capacitar mais de dez mil jovens empreendedores e pequenos empresários e criar indirectamente 20 mil postos de empregos em 10 províncias até 2027.
De acordo com os promotores do projecto, o programa vai formalizar 2500 iniciativas de pequenos negócios e providenciar financiamento para 500 ideias de negócios.
A cerimónia de lançamento contou com distintas personalidades, dos quais Administrador Executivo do INAPEM, Bráulio Augusto, que procedendo ao discurso de abertura.
“O INAPEM, enquanto instituição pública responsável pela promoção das Micro, Pequenas e Médias Empresas e do empreendedorismo em Angola, está totalmente alinhado com os objectivos deste projecto. Temos trabalhado arduamente para criar um ambiente mais favorável para os negócios, através da formação, da assistência técnica e da facilitação do acesso ao financiamento”, disse Bráulio Augusto.
O responsável sublinhou que o INAPEM encara o empreendedorismo não apenas como uma ferramenta de sobrevivência, mas uma via para o desenvolvimento sustentável e da transformação social que deve merecer toda atenção do Executivo.
Por isso, revelou, é que o INAPEM está a preparar o terreno para que o em- preendedorismo juvenil não seja apenas uma solução individual para o desemprego, mas uma força colectiva de transformação.
“Os empregos que forem criados à luz do projecto e representarão o sustento, dignidade e as oportu- nidades para milhares de famílias angolanas”, disse Bráulio Augusto.
Por seu turno, o presidente da ADEJA, Hermenegildo Cazequene, disse que o projecto “Caminho Dourado” conta com parcerias de actores públicos e privados para a sua implementação.
Fonte: Jornal de Angola.
Siga a nossa pagina no TELEGRAM e fique atualizado sobre as vagas de emprego clicando aqui AngoVagas.