MAPTSS prevê formalizar mais de 144 mil estágios profissionais

Programa oferece aos jovens oportunidades de serem inseridos no mercado de trabalho sem muita burocracia

O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social prevê criar, no próximo quinquénio (2023/2027), mais de 144.000 estágios profissionais. A meta foi anunciada, ontem, pelo secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social.

Pedro Filipe admitiu que o alcance desta meta só será possível com a parceria de várias empresas de diferentes sectores da economia, tais como a Indústria e Comércio.

O Executivo, lembrou, já disponibilizou mais de dois mil milhões de kwanzas para atingir a meta de dez mil estágios profissionais, até ao final deste ano.

Pedro Filipe explicou que neste momento já foram gastos cerca de 1.6 mil milhões de kwanzas, tendo sido beneficiados mais de 3.500 jovens, representando um grau de empregabilidade de 70 por cento.

O secretário de Estado falava durante a assinatura de dois protocolos de cooperação entre o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Sonils e a STOPTV, no âmbito dos estágios profissionais que vão beneficiar 30 e 20 estagiários, respectivamente.

Pedro Filipe destacou que a iniciativa enquadra-se no Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade ( PAPE), que decorre em todo o país.

No ramo da Comunicação Social, além da Stoptv, referiu, o MAPTSS j á firmou acordo com a Rádio Nacional de Angola (RNA) e está a estabelecer contactos com a TV Zimbo.

O governante referiu que a plataforma dos estágios profissionais é gerida pelo PAPE e tem sido muito solicitada por jovens recém formados, em diversas especialidades, por isso há necessidade de se estender a mais beneficiários.

Pedro Filipe informou que os interessados em aderir ao programa de estágios profissionais devem fazê-lo através do correio electrónico https://www.pape.gov.ao e em todos os centros do INEFOP, de forma presencial.

“O programa de estágios profissionais tem tido cada vez mais credibilidade, não só por parte da juventude, que são os destinatários directos desta iniciativa, como também das empresas, que começam acreditar e se juntar ao Executivo.

Siga a nossa pagina no Facebook e fique atualizado sobre as vagas de emprego clicando aqui AngoVagas.

Sugestão...

Botão Voltar ao Topo